Biografia
Os Anaquim são uma banda de Coimbra, formada pelos músicos: José Rebola (compositor e letrista – voz e guitarras), Pedro Ferreira (teclados), Luís Duarte (guitarra), Filipe Ferreira (baixo) e João Santiago (bateria). A sua música tem diversas influências de cantautores portugueses, dos quais se destacam Sérgio Godinho e Zeca Afonso, mas ainda da canção francesa, do jazz manouche, da música country e do blue grass.
Depois do EP “Prólogo” (2008), a banda conquistou de imediato o publico português em 2010 com o álbum de estreia “As Vidas dos Outros”, considerado um dos “Dez Melhores Álbuns Nacionais” desse ano, pelos leitores da revista Blitz. Deste álbum destacam-se os singles “As Vidas dos Outros”, “Lusíadas”, “Na Minha Rua” e “O Meu Coração“, canção que conta com a participação inconfundível de Ana Bacalhau.
No seu segundo álbum “Desnecessariamente Complicado” (2012), a banda partilha uma belíssima música “Onde acaba o oeste” com a talentosa Viviane. Este álbum permitiu que o reconhecimento não se limitasse a Portugal, e levou-os a países como Hungria, a Namíbia, o Zimbabwe e a África do Sul.
Em 2016 os Anaquim regressaram com “Um Dia Destes”, com entrada directa para o 8.º lugar do Top Nacional de Vendas, um disco maduro, que veio consolidar ainda mais a posição da banda no panorama musical português. Deste trabalho destacam-se as parcerias com artistas de referência, tais como: Jorge Palma, no tema “Apontar é Feio (Desapontar-te é Pior)“, e Luísa Sobral, no tema “Há Sempre Qualquer Coisa“.
Em 2018, para além de comemorarem os seus dez anos de existência com o lançamento digital do álbum “Anaquim | 10 anos – ao vivo”, os Anaquim lançaram também o seu 4.º disco de originais. “O Quarto de Anaquim”, que retrata a banda num cruzamento. Um cruzamento entre as origens e novos caminhos, um cruzamento entre o velho e o novo mundo que só podia ocorrer em Portugal, expressar-se nas suas contradições, no seu quotidiano tanto saudosista como visionário, na dúvida do seu optimismo e no bater do seu relógio.
2020 trouxe a edição de um vinil que compila os melhores temas da banda e lhes acrescenta dois temas inéditos, “Ele Há Gente para Tudo” e “As Tuas Palavras”, num ano em que Anaquim, por força da pandemia, se reinventa num programa online “Anaquim na Net”.
Os Anaquim encontram-se de momento a trabalhar no seu próximo álbum de originais, com lançamento previsto ainda durante 2022.
Com letras de constante actualidade e de uma ironia certeira, as suas actuações ao vivo são sempre sinónimo de qualidade, diversidade, boa disposição, interacção e festa.